segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

KURT COBAIN - RITALIN'S SON - Filho da Ritalina - 1967-1994


A incompreensão familiar, a intolerância social e a fragilidade da juventude abortando mais uma vida, ainda que de um gênio.
Pais, não tentem "resolver" os problemas com seus filhos através de psicotrópicos!


(1967-1994)


Por Marise Jalowitzki
23.fevereiro.2015
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2015/02/kurt-cobain-ritalins-son-filho-da.html

RITALIN CHAMA PARA OUTRAS DROGAS - "A lenda do rock Kurt Cobain começou em Ritalin aos 7 anos. A viúva de Cobain, Courtney Love, acredita que esta droga levou ao seu abuso posterior de drogas mais fortes." ( http://www.drugfreeworld.org/drugfacts/ritalin/leads-to-other-drugs.html )

Kurt Cobain


"Estima-se que nos Estados Unidos entre 4 milhões e 8 milhões de crianças estão em Ritalin (no Brasil, Ritalina), a droga utilizada para alterar o comportamento de crianças que sofrem com uma doença ou condição chamada de Transtorno de Déficit de Atenção (DDA) ou Déficit de Atenção e Hiperatividade TDAH. (Brasil é o 2º maior consumidor!)
Nós já sabemos que o uso a longo prazo de Ritalina pode ser fatal. Em março de 2000, um garoto de 14 anos, nona série, Matthew Smith, caiu morto de um ataque cardíaco enquanto andava de skate. Ele tinha sido colocado em Ritalin desde a primeira série. E em 1994, o cantor muito popular e compositor Kurt Cobain cometeu suicídio aos 27 anos. Ele era conhecido como um 'filho Ritalin'." (Texto extraído de Ritalina e Roleta Russa, de Sam Blumenfeld)

Muitas páginas no mundo inteiro publicam sobre o artista Kurt Cobain, do Nirvana, que se suicidou em 1994. Carismático, Kurt continua vivo como sempre na memória dos fãs e de todos os que ouvem falar dele. Esta não é uma página para contar de sua vida após ficar famoso. Quero dedicar breves comentários à sua primeira infância e adolescência. Quero proporcionar uma reflexão sobre a responsabilidade dos adultos cuidadores e a importância da prevenção. Sobre a necessidade de informar-se mais sobre psicotrópicos e os riscos em corpos infantis, cérebros em desenvolvimento.







Kurt Donald Cobain nasceu em 20 de fevereiro de 1967, em Hoquaim, Seattle, filho de Donald e Wendy Cobain. Logo aos 6 meses de idade, a família muda para Aberdeen, uma comunidade pequena, com atividade madeireira. Aos 3 anos de idade, teve uma irmã, Kimberly, em abril de 1970.  Sua tendência para a música aconteceu precocemente. 



Gosto pela música

Segundo palavras do próprio Kurt, sua primeira infância foi normal. Ele sentia que era amado por seus pais, que  tinha uma família, incluindo tias e tios que gostavam dele, atraídos por seu talento artístico. Aos dois anos seus pais já identificaram que ele estava cantando Beatles e the Monkees. Um dos discos favoritos de Kurt era Alice's Restaurant, de Arlo Guthri. Aos 3 anos ganha um tambor de Mickey Mouse de sua mãe e aos 7, sua tia Mary lhe dá um bumbo, com o qual sai orgulhosamente para a rua tocando, recebendo a irritação de vizinhos, ocasionando dores de cabeça em casa.  

Ritalina e sedativos, a porta de entrada foi aberta pela ação dos próprios pais

Em 1974, os pais apresentavam desentendimentos sérios entre si, desentendimentos que foram em um crescendo e envolvendo também Kurt. Na escola, o garoto se interessava bem mais por artes, e música em especial. O garoto inquieto foi apontado como hiperativo e, aos 7 anos (1974), foi diagnosticado (hoje TDAH) e passou a ingerir Ritalina para moldar-se durante o dia e sedativos para que pudesse dormir à noite. Também apresentava bronquite crônica e foi desenvolvendo uma escoliose (curvatura irregular na coluna), que só piorou quando começou a tocar guitarra.


Kurt e sua irmã Kimberly



Familiares afirmam que, naquele Natal de 1974, com apenas 7 anos, Kurt recebeu um pedaço de carvão como presente, o que foi devastador para o garoto, que chorou convulsivamente. 

A partir dessa época, as brigas em casa ficaram cada vez mais intensas, a ponto de, alguns meses antes do divórcio, Kurt escrever na parede de seu quarto:  "Eu odeio mamãe, eu odeio papai. Papai odeia mãe, mãe odeia o pai ..." 

A mãe refere-se a esta frase como "um poema infame". Wendy, reconhece que o filho a tirava do sério, e que ela mal  tolerava.






De casa em casa


Após a separação, o garoto, então com 8 anos, fica com a mãe.  Ela admite ter sido intolerante: "Naquela época, eu o queria totalmente fora." Os membros da família também dizem que sua mãe gritava incessantemente com ele por coisas triviais, o que deixava Kurt chorando como um bebê.

A partir dessas mudanças e desentendimentos, ele começou uma vida transitória, sendo empurrado ora para a casa do pai, ora voltando para a casa da mãe, mudando de cidade, mudando de escola duas vezes por ano, pelo menos, ingerindo psicotrópicos e recebendo rechaço social. Ele reagia. Chamava o padrasto de "o surrador oficial de esposas"... Depois de muitos desentendimentos com a mãe e o padrasto, Don, o pai do jovem Cobain consegue a guarda do filho que, esperançoso, acredita ter assegurado um lugar. Mas o pai acaba se casando novamente no mesmo ano, pouco antes do adolescente mudar-se definitivamente, gerando ciúme, frustração e um sentimento de ter sido traído pelo pai, ressentimento que iria persistir por toda a vida, até pouco antes de sua morte, apenas dezoito anos mais tarde.

O que Kurt achava do pai? “Eu gostaria de poder lembrar de mais coisas. Eu nunca realmente senti que tinha um pai. Nunca tive uma figura paterna com quem eu pudesse dividir meus problemas.”

Tendo apenas uma mala, o rapazote passava em casa de parentes, debaixo da ponte, em casa de amigos, sem destino certo. Ele tinha também um amigo imaginário, a quem ele chamou de "Boddah" (sim, sua carta de suicídio é dirigida a ele). 

Relações na Escola

Com todo este quadro, ele tinha grande dificuldade em integrar-se com crianças de sua idade, em toda a escola fundamental; os atletas fizeram dele alvo de bullying (mais tarde ele se refere a eles como f*..cking atletas), os nerds não gostavam de música, e os drogados "eram idiotas".   

Durante o ensino médio a situação só fez piorar. Ele tinha uma compleição frágil, era sensível e solitário, intimidado pelos atletas, considerado homossexual, sofrendo bullying frequentemente.


Nessa época, Kurt conheceu na escola um tipo engraçado, muito alto para sua idade e que era motivo de riso de todos. "Mas eu ria com ele". O nome do garoto: Chris Novoselic.



Kurt aos dois anos

A música

Em seu décimo quarto aniversário, seu tio Chuck comprou-lhe a prazo uma guitarra Lindell usada, de seis cordas e um amplificador. O som bastante alto incomodava a toda a vizinhança que reclamava muito. 

Na escola, Kurt se dedicava à música e a desenhos, incluindo fetos e o corpo humano. A criação da banda Nirvana deu-se após a expulsão da escola, seis semanas antes da formatura. A mãe lhe disse: "Ou arruma emprego ou sai de casa." Não conseguiu emprego e foi ganhar o mundo com dois sacos de lixo, onde colocou suas roupas dentro.



"Kurt não se encaixava no molde geral da sociedade em uma cidade madeireira, e por isso ele foi espancado por pessoas que não o entendiam." - tio de Kurt, Larry (WKKC ?, p 22).




Drogadição full time

Tinha problemas crônicos de dor de estômago, provavelmente oriundos do metilfenidato e sedativos diversos, aliados à pressão emocional. Nenhum médico encontrou cura. (Já adulto, Kurt declarou que a única coisa que diminuía as dores no estômago era a heroína.) 


No 9º ano, experimentou maconha, achegando-se ao grupo atraído pelo gosto musical. "Depois deles me ajudarem a começar a gostar desse estilo de música, eu comecei a me transformar num dopadinho" .


Depois, já fumava mais intensamente maconha, além de ácido lisérgico (LSD). Ele também se tornou viciado em várias pílulas, incluindo Percodan. No entanto, de acordo com seus diários, ele usou heroína pela primeira vez em 1987, quando já tinha 20 anos.

Muitos acreditam agora que Cobain era bipolar, e que a prescrição de Ritalina realmente exacerbou essa condição e pode ter sido um fator para o uso excessivo de drogas. "Quando você de muito criança recebe Ritalin de seus pais, você ainda vai acreditar que funciona sem a ajuda de drogas?"


Na verdade, foi todo um conjunto, onde todos os segmentos sociais falharam.

Mais uma vez, o uso de psicotrópicos "legais" foi a saída encontrada pelo mundo adulto para silenciar a criança que se manifestava. Primeiro, foi seu entusiasmo que incomodou. Depois, sua agressividade. Por fim, ficam os "normais" vivos até hoje (os que promovem bullying, os que criticam e condenam), vai-se o artista sensível, corpo franzino, que sucumbe aos danos das drogas.


Quando adulto, Kurt comentou a um repórter sobre seu uso de Ritalin e explicou: "Quando você é criança e você recebe essa droga que faz você se sentir bem, onde você vai se atirar quando você é um adulto? ... foi algo que lhe deram e que lhe deixou eufórico, se sente como uma criança, não é uma lembrança que vai ficar com você? " 







"Eu sinto que as pessoas querem que eu morra, porque seria a clássica história de rock n ' roll."
- Kurt Cobain , 8/92 (. Cobain Dossier, p 41)

(artigo atualizado com novas fontes em fevereiro.2018)
Fontes:
http://www.complex.com/music/2015/04/10-things-we-learned-about-kurt-cobain-montage-of-heck-documentary/

"Ele tomou Ritalin quando criança. A mãe de Cobain, Wendy, deu-lhe Ritalin quando criança. Wendy revela que, como criança pequena, "ele era tão gentil e tão preocupado com as pessoas", mas também se tornou extremamente hiperativo. O comportamento deixou seu pai desconfortável e levou-o a supostamente a menosprezar Kurt. Quando Kurt tinha 9 anos, seus pais se divorciaram. "

http://www.drugfreeworld.org/drugfacts/ritalin/leads-to-other-drugs.html

"Para ajudar os níveis de energia de Kurt, ele recebeu prescrição de Ritalin, que, quando dividida, é uma forma de 'aumentar a Velocidade', acelerar o desempenho. Isso compõe a hipótese científica de que Ritalin causa comportamento viciante na vida.
(...)
Quando adulto, Kurt comentou a um repórter sobre seu uso de Ritalin e explicou: "Quando você é criança e você recebe essa droga que faz você se sentir bem, onde você vai se atirar quando você é um adulto? ... foi algo que lhe deram e que lhe deixou eufórico, se sente como uma criança, não é uma lembrança que vai ficar com você? " 
( https://www.bartleby.com/essay/Kurt-Cobain-P3JKKKUYTC )

Kurt Cobain: Montage of Heck (documentário de Morgen - janeiro.2017)
"Parece especialmente tocante que o lançamento do filme venha no relatório do Office for National Statistics do mês passado, o que mostra que o número de suicídios no Reino Unido está aumentando, com a taxa masculina em seu nível mais alto desde 2001 . Os problemas de saúde mental ainda são regularmente incompreendidos e subestimados, e a imagem pública de Cobain como um adolescente angustiad com um problema de drogas continua a prevalecer. Mas o filme mostra que o que começa com as preocupações da adolescência, com a colocação e a elevação, se transformam em questões muito mais graves, já que Cobain atinge a idade adulta." ( https://www.theguardian.com/music/2015/mar/08/kurt-cobain-nirvana-montage-of-heck-brett-morgen-interview )

Cobain: Montage of Heck - considerado o documentário mais justo e humano sobre o artista
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=JlXMGmf6qaU 
http://www.complex.com/music/2015/04/10-things-we-learned-about-kurt-cobain-montage-of-heck-documentary/roots-of-rejection


Documentário sobre a autópsia: https://www.youtube.com/watch?v=hSpvsjWobgA (16')

KurtCobainInShrine
MTV
Fotos
Fotos antigas
MusicFans

RITALINA E ROLETA RUSSA
Sam BlumenfeldEstima-se que nos Estados Unidos entre 4 milhões e 8 milhões de crianças estejam em Ritalin, sendo a droga usada para alterar o comportamento de crianças afligidas com uma doença ou condição chamada Transtorno de Déficit de Atenção (ADD) ou Transtorno Hiperativo com Déficit de Atenção TDAH.
Nós já sabemos que o uso a longo prazo de Ritalin pode ser fatal. Em março de 2000, um filho de 14 anos de idade, Matthew Smith, caiu morto de um ataque cardíaco enquanto faz skateboarding. Ele USAVA Ritalin desde a primeira série. E em 1994, o popular cantor e compositor Kurt Cobain cometeu suicídio aos 27 anos. Ele era conhecido como "criança Ritalina". 

O que os psiquiatras que prescrevem a droga e os enfermeiros da escola que os entregam às crianças não consideram é que os pais não gostam de jogar roleta russa, simplesmente porque ninguém pode ter certeza dos efeitos colaterais.

Recentemente, eu encontrei uma cópia da mais recente consulta a médicos que são referência em produtos farmacêuticos. Este documento lista todos os medicamentos disponíveis para os médicos e fornece a farmacologia clínica do medicamento, indicações e contra-indicações, avisos, precauções, reações adversas, etc. Então eu olhei Ritalin. Seu nome genérico é cloridrato de metilfenidato. Ele vem em duas formas, um comprimido regular e um comprimido de liberação de tempo. Foi descrito como segue:

O Ritalin é um estimulante leve do sistema nervoso central. O modo de ação no homem não é completamente compreendido, mas Ritalin presumivelmente ativa o sistema de excitação do tronco cerebral e o córtex para produzir seu efeito estimulante. Não há evidência específica que estabeleça claramente o mecanismo pelo qual Ritalin produz seus efeitos mentais e comportamentais em crianças, nem evidências conclusivas sobre como esses efeitos se relacionam com a condição do sistema nervoso central. 

Então, realmente não sabemos exatamente como a droga funciona no cérebro, mas o livro avisa:

O Ritalin não deve ser utilizado em crianças menores de 6 anos, uma vez que a segurança e a eficácia nessa faixa etária não foram estabelecidas. Os dados suficientes sobre segurança e eficácia do uso prolongado de Ritalin em crianças ainda não estão disponíveis. Embora não tenha sido estabelecida uma relação causal, a supressão do crescimento (ou seja, aumento de peso e / ou altura) foi relatada com o uso prolongado de estimulantes em crianças. ... A experiência clínica sugere que, em crianças psicóticas, a administração de Ritalin pode agravar os sintomas de distúrbios comportamentais e distúrbios do pensamento. 

O estudante assassino em Columbine que tomou Ritalin era psicótico? Se assim for, ele não deveria ter recebido a droga.

Quanto às reações adversas, também conhecidas como efeitos colaterais, isso é o que o usuário de Ritalin também pode experimentar: Nervosismo, insônia, erupção cutânea, urticária (coceira, ardor, picadas, manchas lisas geralmente vermelhas), febre, artralgia (dor em uma articulação ), dermatite exfoliativa (descamação), eritema (vermelhidão da pele), multiforme com histopatologia (alterações microscópicas nos tecidos), achados de necrotização (morte ou decadência de tecidos), vasculite (vasos sanguíneos) e púrpura trombocitopênica (manchas purpúreas), anorexia, náuseas, tonturas, palpitações, dor de cabeça, discinesis (comprometimento dos movimentos do corpo), sonolência, pressão arterial e alterações de pulso tanto para cima como para baixo, taquicardia (batimento cardíaco acelerado), angina, arritmia cardíaca, dor abdominal e perda de peso durante a terapia prolongada. Houve relatos raros de síndrome de Tourette (tiques).
Se isso não estiver jogando roleta russa com a saúde de uma criança, eu não sei o que é. Observe o número de efeitos colaterais cardíacos, provavelmente causados ​​pela constrição dos vasos sanguíneos. Isso é o que provavelmente causou o ataque cardíaco que matou Matthew Smith. Nós só ouvimos sobre as piores tragédias. Erupções cutâneas, dores de cabeça, tonturas, náuseas e palpitações não fazem as manchetes; eles apenas tornam os usuários miseráveis. 

Por que alguém sujeitaria uma criança a uma droga com tantos efeitos colaterais prejudiciais possíveis simplesmente para "curar" um problema de atenção? (...)
O Dr. Samuel L. Blumenfeld é o autor de nove livros sobre educação, incluindo NEA: Trojan Horse in American Education , The Whole Language / OBE Fraud , The Victims of Dick & Jane e outros ensaios . De NEA: Trojan Horse in American Education , o ex-senador dos EUA, Steve Symms, de Idaho disse: "De vez em quando, um livro é escrito e pode mudar o pensamento de uma nação. Este livro é um deles. "As colunas do Sr. Blumenfeld apareceram em publicações tão diversas como Reason , The New American , The Chalcedon Report , Insight, Education Digest ,Speeches vitais , WorldNetDaily e outros. ( https://www.thenewamerican.com/reviews/opinion/item/10706-ritalin-and-russian-roulette )

Leia mais em:

Para os que tem dúvidas em relação à medicalização de psicotrópicos em crianças



Por Marise Jalowitzki
22.novembro de 2014












TDAH - Riscos, Efeitos Colaterais, Outros Tratamentos, Estudos em Animais - Dr. Bruce Perry 






 Marise Jalowitzki é educadora, escritora, blogueira e colunista. Palestrante Internacional, certificada pelo IFTDO - Institute of Federations of Training and Development, com sede na Virginia-USA. Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas. Criou e coordenou cursos de Formação de Facilitadores - níveis fundamental e master. Coordenou oficinas em congressos, eventos de desenvolvimento humano em instituições nacionais e internacionais, escolas, empresas, grupos de apoio, instituições hospitalares e religiosas por mais de duas décadas Autora de diversos livros, todos voltados ao desenvolvimento humano saudável. marisejalowitzki@gmail.com 

blogs:
www.tdahcriancasquedesafiam.blogspot.com.br


LIVRO TDAH CRIANÇAS QUE DESAFIAM
Informações, esclarecimentos, denúncias, relatos e dicas práticas de como lidar 
Déficit de Atenção e Hiperatividade

Nenhum comentário:

Postar um comentário